Rádio

quinta-feira, 19 de março de 2009

"As gravadoras ainda podem sobreviver"

Para o especialista, a mesma internet que quase destruiu a indústria é agora a grande chance de salvação do negócio

A espetacular quebra da indústria das gravadoras na era digital", ainda sem previsão de publicação no Brasil). Na entrevista a seguir, Knopper fala sobre o impacto da internet na indústria da música e discute os caminhos para trazer de volta os lucros das empresas do setor.
1) Entre os erros cometidos pelas gravadoras, qual foi o que mais contribuiu para a crise atual?Quando o Napster, primeiro programa de compartilhamento de músicas pela internet, surgiu, na década de 90, as gravadoras tentaram combatê-lo em vez de buscar alianças. Isso foi fatal. Quando as gravadoras conseguiram fechar o Napster nos tribunais, os serviços de compartilhamento de músicas na internet não acabaram. Pelo contrário, eles se multiplicaram.
Por que as gravadoras fizeram da internet uma inimiga?Com as vendas dos CDs, as gravadoras detinham o controle de cada passo do negócio, do momento de produção do álbum à compra dele por um fã. A internet representou a quebra dessa cadeia de produção lucrativa. As gravadoras cometeram o erro de pensar que, se processassem alguns sites ou se ignorassem por um tempo a nova tendência, ela simplesmente deixaria de existir.


Fonte: http://portalexame.abril.com.br/degustacao/secure/degustacao.do?COD_SITE=35&COD_RECURSO=211&URL_RETORNO=http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0939/negocios/gravadoras-ainda-podem-sobreviver-429083.html

Um comentário:

Unknown disse...

Olá amigo,huahauhauha precisamos nos falar mesmo,beijão e parabéns pelo blog