Rádio

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Diferença entre AM e FM é de mais de 1 milhão de ouvintes, aponta Ibope


Rádio AM poderá deixar de existir nos próximos 10 anos


As emissora de FM superam em mais de um milhão o número de ouvintes do AM na região metropolitana de São Paulo, informa a última pesquisa realizada pelo Ibope Easy Media 3. De acordo com os números relativos ao trimestre Julho/Agosto/Setembro deste ano, o AM tem média pouco superior a 317 mil ouvintes, enquanto o FM possui mais de 1,8 milhão.

O levantamento do Ibope foi publicado no Bastidores do Rádio, site editado por Adriano Barbiero, apresentador dos programas ‘Madrugada Mil e Quarenta’ e ‘Jornal Verdade Capital’, na Rádio Capital de São Paulo (1040 KHz). Ao divulgar os dados da audiência do rádio na Grande São Paulo, o jornalista questionou-se se o AM está com os dias contados.

“Algumas pessoas acreditam que o Rádio AM terá no máximo mais 10 anos de vida (e olha lá...). A não ser que passe por mudanças radicais imediatamente. A qualidade do som é um dos grandes fatores para a queda de audiência. O uso da tecnologia como transmissão via celular, no Iphone, via web-Rádio e outras tecnologias (bastante usadas nas emissoras FM), é mais um fator essencial para a sobrevida e qualidade de transmissão do Rádio AM”, analisa Barbiero.

Filho de outro radialista, Altieres Barbierto, Adriano afirma que a plataforma AM está pobre e que, além dos ouvintes que sofrem com a qualidade do som e do crescente espaço destinado às atrações religiosas, os comunicadores também sofrem com a situação. O jornalista, que também é músico (tendo CD gravado), afirma que atualmente é impossível um profissional conseguir sobreviver apenas com o salário pago pelas emissoras do AM.

Fonte: Comunique-se

Nenhum comentário: