Além de ter a categoria ‘Âncora – Rádio ’ no Prêmio Comunique-se, o meio da amplitude e da frequência modulada aparece com destaque na 12ª edição da disputa conhecida como “Oscar do Jornalismo Brasileiro”. Em 2014, profissionais do dial foram indicados em categorias que em outras oportunidades eram dominadas por jornalistas atuantes exclusivamente em emissoras de televisão.
Em “Repórter”, por exemplo, Michelle Trombelli, da Bandnews FM, figura na briga para chegar à terceira etapa de votação do prêmio, quando os internautas do Portal Comunique-se escolherão, entre três nomes de cada categoria, os grandes vencedores. Nessa parte, a funcionária do Grupo Bandeirantes não é a única de fora da TV. Branca Nunes, da Veja.com, e Paulo Toledo Piza, do G1, também estão na disputa.
Pelo seu trabalho na Bradesco Esportes FM, Antoninho Rossini é o nome do rádio na lista dos dez indicados ao Prêmio Comunique-se 2014 em “Propaganda e Marketing”, repetindo o feito, na mesma categoria, da edição do ano passado. Em “Esporte”, o Grupo Bandeirantes de Comunicação também está representado, graças à presença de Alexandre Praetzel (Rádio Bandeirantes); Juca Kfouri, comentarista do ‘Jornal da CBN’, também aparece na categoria.

A CBN é a única rádio que aparece sozinha em quatro categorias da 12ª edição do Prêmio Comunique-se. Em “Tecnologia”, três comentaristas estão na segunda etapa de votação, fazendo da emissora a com mais representantes na divisão. Nessa, um detalhe, a “tabelinha” da empresa com sites especializados na editoria, pois o trio de indicados também atua na web: Cristina de Luca (IDG Now), Ethevaldo Siqueira (Telequest) e Thássius Veloso (Tecnoblog).
Outras duas categorias que a CBN figura isoladamente, quando o assunto é rádio, são “Executivo de Veículo de Comunicação” e “Sustentabilidade”. Finalista do Prêmio Comunique-se 2013, a diretora de jornalismo Mariza Tavares reaparece na disputa. O mesmo acontece com Sérgio Abranches (também do Ecopolítica), considerado um dos três melhores jornalistas de sustentabilidade no ano passado.
“Locutor Esportivo” completa o quarteto de categorias que tem representantes de rádio graças, exclusivamente, à CBN. O profissional que aparece nesse grupo não é cantor de ópera, mas é conhecido como Pavarotti, apelido que aparece durante as jornadas futebolísticas da emissora: Deva Pascovicci. Em 2013, um narrador de rádio foi o grande vencedor, quando José Silvério (Rádio Bandeirantes) superou Luiz Carlos Júnior (Sportv) e Silvio Luiz (Rede TV) na final.
Com a indicação de Gilberto Dimenstein (que também atua no Catraca Livre), a CBN também aparece em “Cultura”, mas dessa vez acompanhada da Rádio Estadão, que vê o colunista Luiz Carlos Merten na lista dos 10 jornalistas da editoria que concorrem ao Prêmio Comunique-se 2014. Merten aparece tanto por seu trabalho no dial quanto pelas suas produções para a versão impressa de O Estado de S. Paulo.
Rádio Estadão e CBN ainda estão presentes em “Economia” e “Nacional” – contam com outras emissoras em ambas as categorias. Em “Economia”, a CBN aparece com Mara Luquet e Míriam Leitão; a Estadão com Celso Ming, e a Jovem Pan com Denise Campos de Toledo. Na parte de “Nacional”, a Rádio Estadão está representada por Alexandre García (também TV Globo); a CBN figura com Roseann Kennedy; e a Bandnews FM tem Dora Kramer como indicada.
Ao todo (contando a categoria “Âncora – Rádio”), 31 jornalistas concorrem ao Prêmio Comunique-se 2014 graças ao trabalho produzido no dial ao longo dos últimos meses.
Fonte: Portal Comunique-se
Nenhum comentário:
Postar um comentário