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quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Brasil tem mais de 60 plataformas de streaming

 Ancine divulgou a segunda edição do estudo “Panorama do Mercado de Vídeo por Demanda no Brasil 2023”, que revela que o país conta com 62 plataformas de serviços de VOD disponíveis ao público nacional e identifica as características do conteúdo disponibilizado, a exemplo da proporção de filmes e séries, dos diferentes modelos de negócio, do ano de produção das obras, da sua nacionalidade e independência, dentre outras.

Foto: Fernando Moura

O estudo realizado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), identifica as características do conteúdo disponibilizado, a exemplo da proporção de filmes e séries, dos diferentes modelos de negócio, do ano de produção das obras, da sua nacionalidade e independência, dentre outras. Assim, no Panorama do Mercado de Vídeo por Demanda no Brasil 2023 é possível encontrar análises sobre o catálogo de 62 plataformas de serviços de VoD disponíveis ao público nacional, e a identificação das características do conteúdo disponibilizado, a exemplo da proporção de filmes e séries, dos diferentes modelos de negócio, do ano de produção das obras, da sua nacionalidade e independência, dentre outras.

As análises consideram mais de 60 mil títulos disponíveis na modalidade por subscrição (assinatura – SVoD) para o público brasileiro e mais de 23 mil oferecidos na modalidade transacional (aluguel ou compra – TVoD).

O estudo identifica que mais da metade dos conteúdos não seriados nos catálogos, independentemente da modalidade de serviço, tem menos de 10 anos. Com relação aos conteúdos seriados, o Panorama destaca que a maior participação de obras com até 2 anos de lançamento está disponível na modalidade SVoD (20,1%).

Em relação ao conteúdo nacional, o estudo avalia uma amostra dos 24 principais serviços ofertados no país, identificando que cerca de 9% das obras disponíveis possuem Certificado de Produto Brasileiro (CPB). Além disso 6,3% são classificadas como obras brasileiras independentes constituintes de espaço qualificado. Excluindo-se as obras sem a possibilidade de identificação de sua nacionalidade, esses percentuais vão para 14% e 10%, respectivamente.

Nesse recorte dos 24 principais serviços ofertados no país, o Panorama destaca que as plataformas brasileiras são as que possuem maior participação de conteúdos brasileiros. No exame da amostra utilizada (24 serviços), o total de plataformas brasileiras oferece 1.800 obras brasileiras independentes de espaço qualificado e 991 obras brasileiras não-independentes ou comuns, em um total de cerca de 14 mil obras disponibilizadas.

As plataformas estrangeiras têm 2.373 obras brasileiras independentes de espaço qualificado e 659 brasileiras não-independentes ou comuns, em um total de mais de 40 mil obras disponibilizadas.

Panorama também dá destaque às cinco plataformas de serviços de VoD de maior audiência no Brasil (Amazon Prime Video, Disney+, Globoplay, HBO Max e Netflix), e verifica que a participação das obras com CPB é de cerca de 8,5% em relação aos totais de conteúdos, sendo que as obras independentes constituintes de espaço qualificado correspondem a 5,1%.

Se quer ler o estudo completo, clique aqui

Por Fernando Moura, com Ancine

Fonte: SET

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