Ancine divulgou a segunda edição do estudo “Panorama do Mercado de Vídeo por Demanda no Brasil 2023”, que revela que o país conta com 62 plataformas de serviços de VOD disponíveis ao público nacional e identifica as características do conteúdo disponibilizado, a exemplo da proporção de filmes e séries, dos diferentes modelos de negócio, do ano de produção das obras, da sua nacionalidade e independência, dentre outras.
O estudo realizado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), identifica as características do conteúdo disponibilizado, a exemplo da proporção de filmes e séries, dos diferentes modelos de negócio, do ano de produção das obras, da sua nacionalidade e independência, dentre outras. Assim, no Panorama do Mercado de Vídeo por Demanda no Brasil 2023 é possível encontrar análises sobre o catálogo de 62 plataformas de serviços de VoD disponíveis ao público nacional, e a identificação das características do conteúdo disponibilizado, a exemplo da proporção de filmes e séries, dos diferentes modelos de negócio, do ano de produção das obras, da sua nacionalidade e independência, dentre outras.
As análises consideram mais de 60 mil títulos disponíveis na modalidade por subscrição (assinatura – SVoD) para o público brasileiro e mais de 23 mil oferecidos na modalidade transacional (aluguel ou compra – TVoD).
O estudo identifica que mais da metade dos conteúdos não seriados nos catálogos, independentemente da modalidade de serviço, tem menos de 10 anos. Com relação aos conteúdos seriados, o Panorama destaca que a maior participação de obras com até 2 anos de lançamento está disponível na modalidade SVoD (20,1%).
Em relação ao conteúdo nacional, o estudo avalia uma amostra dos 24 principais serviços ofertados no país, identificando que cerca de 9% das obras disponíveis possuem Certificado de Produto Brasileiro (CPB). Além disso 6,3% são classificadas como obras brasileiras independentes constituintes de espaço qualificado. Excluindo-se as obras sem a possibilidade de identificação de sua nacionalidade, esses percentuais vão para 14% e 10%, respectivamente.
Nesse recorte dos 24 principais serviços ofertados no país, o Panorama destaca que as plataformas brasileiras são as que possuem maior participação de conteúdos brasileiros. No exame da amostra utilizada (24 serviços), o total de plataformas brasileiras oferece 1.800 obras brasileiras independentes de espaço qualificado e 991 obras brasileiras não-independentes ou comuns, em um total de cerca de 14 mil obras disponibilizadas.
As plataformas estrangeiras têm 2.373 obras brasileiras independentes de espaço qualificado e 659 brasileiras não-independentes ou comuns, em um total de mais de 40 mil obras disponibilizadas.
O Panorama também dá destaque às cinco plataformas de serviços de VoD de maior audiência no Brasil (Amazon Prime Video, Disney+, Globoplay, HBO Max e Netflix), e verifica que a participação das obras com CPB é de cerca de 8,5% em relação aos totais de conteúdos, sendo que as obras independentes constituintes de espaço qualificado correspondem a 5,1%.
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Por Fernando Moura, com Ancine
Fonte: SET
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