Rádio

sábado, 10 de fevereiro de 2024

Deepfakes, desinformação, vazamentos de dados: riscos para 2024

 Informe do NAB Amplify afirma que o Fórum Econômico Mundial destaca os perigos dos feeds de mídia social orientados por algoritmos e deepfakes em seu Relatório de Riscos Globais de 2024, citando a desinformação como o principal problema que afetará a política e a segurança globais nos próximos dois anos.

Foto de Shubham Dhage na Unsplash

Matéria de Adrian Pennington, no NAB Amplify, destaca que com as próximas eleições nos Estados Unidos, Índia, México, Indonésia, Reino Unido e União Europeia (EU) em 2024, o monitoramento da atividade on-line em busca de desinformação é essencial, mas é improvável que funcione. E reforça que “as informações falsas e a polarização da sociedade estão ligadas, relata o Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum/WEF), com potencial para se amplificarem mutuamente. Há medidas em andamento para combater, regular e monitorar as redes de mídia social, mas elas podem ser “muito pouco e muito tarde”.

Segundo de relatório de “Riscos Globais 2024: Os riscos estão crescendo, mas nossa capacidade de resposta também” (Global Risks Report 2024: The risks are growing — but so is our capacity to respond), entre os principais riscos estão o crime cibernético, os resultados adversos da Inteligência Artificial e os eventos climáticos extremos, mas segundo os especialistas do Fórum Econômico Mundial, “embora o desafio de cada um deles seja grande, também é grande a nossa capacidade de resposta. Mudança climática, mudanças demográficas, tecnologia e geopolítica. Essas são as “forças estruturais” em transformação que estão tornando o mundo menos estável”, por que “as consequências já estão afetando bilhões de vidas. O clima extremo, a desinformação gerada por IA, a crise de custo de vida, os ataques cibernéticos e a polarização sociopolítica já estão chegando”.

 

10 principais riscos apontados pelo relatório: Global Risks Report 2024: / Foto: Reprodução

 

Se quer ler o informe completo da WEF, clique aqui

 

Fonte: SET

Nenhum comentário: