Rádio

terça-feira, 17 de março de 2009

Criar é trabalhar, só falta consciência !




A idéia de que criação artística não é trabalho é um preconceito que, como os demais, leva a proposições nocivas. Ela serve, por exemplo, de justificativa para quem entende que a produção artística não deve e não precisa ser paga. E para aplacar a consciência de quem não gosta de pagar direitos autorais.

Esse é um problema e tanto no Brasil. O calote é enorme. Somente na área de radiodifusão, cerca de 40% das emissoras de tevê e rádio se recusam a pagar os direitos de transmissão musical.

Gente que nunca admitiria deixar de receber pelo seu trabalho, que considera absurdo que um agricultor ou um operário não seja pago e que aceita que o investidor receba seus dividendos, considera natural que um escritor, um músico ou outro artista não receba pela distribuição, exibição e uso de sua obra.

Quanto tempo de estudo, treinamento e ensaio é preciso para formar um artista? Quanto de suor do ator, do músico ou do pintor tem uma obra? A arte não é só um dom natural ou divino. Não há obra de arte sem transpiração. Picasso disse sobre a inspiração: "Sempre que me procurou, ela me encontrou no mesmo lugar: trabalhando no meu ateliê".

Este "Blog do Autor", que o Portal SRZD lança no momento em que o Ministério da Cultura prepara um projeto de reforma da legislação do direito autoral, pretende ser um espaço para que o escritor, o compositor, o músico, os autores em geral possam expressar os seus pontos de vista sobre o tema e, também, para manifestações de todos os interessados em participar do debate.

Fonte: Blog do Sidney / http://www.sidneyrezende.com/noticia/32945+criar+e+trabalhar

Nenhum comentário: