Rádio

terça-feira, 7 de abril de 2009

Ecofalantes fazem jornalismo comunitário na Ilha do Mel

Desde março de 2008, o projeto Ecofalantes da Ilha do Mel desenvolve ações voltadas para a comunicação popular e alternativa na Ilha do Mel. Através da educomunicação e das tecnologias digitais, o objetivo do projeto é promover a cidadania e conscientizar os moradores e turistas sobre a importância da preservação ambiental e cultural.
O projeto, executado pelo Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais e patrocinado pelo Instituto Sadia de Sustentabilidade,realizou oficinas de inclusão digital, jornalismo comunitário, linguagem radiofônica e edição de áudio para a comunidade local, com professores da Universidade Federal do Paraná.
Para articular esse aprendizado e as ações com a comunidade, de maneira participativa, foi formado o Nucom (Núcleo de Comunicação da Ilha do Mel), em julho de 2008. Composto por moradores da ilha, o núcleo contribui para a formação de protagonistas sociais e agentes multiplicadores, que realizam a pesquisa-ação na própria comunidade, com orientação do projeto. Assim eles ficam informados e informam sobre a realidade local.
Um dos meios é o jornal comunitário Ondas da Notícia, que desde o final de 2008 circula da ilha. As primeiras edições, experimentais, foram produzidas durante as oficinas de jornalismo, realizadas em setembro e outubro. A comunidade quis dar continuidade ao jornal e, em novembro, foi feita uma nova edição, com oito páginas. As pautas, textos e fotos são todos produzidos pelos próprios moradores da ilha. Em fevereiro foi distribuída a 3ª edição, com tiragem de 2.500 exemplares.
Também em 2008 foi instalado um estúdio de gravação de áudio na Vila de Nova Brasília, ao lado do Telecentro. Após as oficinas de linguagem radiofônica e edição de áudio, os integrantes do Nucom começaram a desenvolver roteiros de programas de rádio e já deram início às gravações. Este material deverá ser exibido nas barcas que fazem a travessia até a ilha, em pousadas e em eventos locais. Eles trarão informações turísticas, regras, dicas e informações culturais, como lendas e poesias.
Parceria - Como apoio e estímulo ao resgate cultural, o projeto Ecofalantes conta com a parceria do Projeto Cultura Viva da Ilha do Mel - também executado pelo Mater Natura, e financiado pelo Ministério da Cultura (MinC). O Ponto de Cultura da Ilha do Mel tem como objetivo promover o resgate cultural e potencializar as expressões locais através do teatro, bem como realizar a difusão dessas informações através de ferramentas de mídia livre e da rede nacional de Pontos de Cultura.

Fonte: Projeto Ecofalantes da Ilha do Mel

Nenhum comentário: