
Ao toque do sinal para o recreio, os alunos se reúnem no pátio, onde participam de atividades de integração sugeridas pela voz do alto-falante. Desde que a Rádio Tagarela foi criada, no final do ano passado, a rotina mudou na Escola Básica Municipal Olavo Bilac, no Bairro Testo Central. O intervalo das aulas também passou a ser momento de aprender.
Além de incentivar a troca de conhecimentos e estimular a imaginação e a criatividade do público, a rádio-recreio promove a descoberta de novos talentos. O projeto se firmou como ferramenta pedagógica e ganhou destaque até do Ministério da Educação (MEC).
A iniciativa surgiu depois de professores da escola participarem do curso Mídias na Educação, promovido pelo MEC em todo o país com o objetivo de capacitar o uso de tecnologias de informação no processo pedagógico. Ao apresentar um documentário sobre o projeto, a escola foi elogiada em encontro no final de fevereiro em Joinville e a iniciativa teve ênfase no site do MEC, onde a ideia foi disponibilizada.
A estrutura é modesta. Compõe-se de microfone, caixa de som, rádio e computador. A programação é baseada em informações, dicas, avisos, recados, música e notícias ligadas à escola.
– Não se poderia conceber uma rádio que tocasse apenas música na escola. Acreditávamos que deveria haver um envolvimento maior dos alunos. Até porque se fosse o contrário, seria novidade apenas por algum tempo e logo deixaria de atrair interesse – argumenta a diretora da escola, Joana Wachhlolz.
Programas são gravados no contraturno das aulas
O primeiro programa foi ao ar em 26 de setembro de 2008 e o nome da rádio foi escolhido pelos alunos por intermédio de um concurso. Os programas são sempre gravados. Uma vez por semana eles se reúnem no contraturno escolar para montar a programação da semana.
– Fizemos novas amizades, aprendemos muito e exercitamos a fala, com as locuções. Penso em fazer um programa sobre o novo acordo ortográfico – antecipa a locutora e aluna Mara Lucia Franz, 14 anos.
Fonte: Diário Catarinense
Nenhum comentário:
Postar um comentário