
Diferente dos celulares comuns, os telefones Nextel oferecem um serviço chamado Direct Connect (Conexão Direta) que permite apertar um único botão e conectar-se com outro usuário Nextel.
Esse serviço é gratuito, contanto que o outro usuário esteja na área de cobertura local.
É possível até especificar um grupo de usuários Nextel (até 100) com os quais se pode conectar de uma vez, similar a um rádio móvel como os que a polícia ou as empresas de táxi utilizam.
Isso torna a Nextel um provedor bastante popular para empresas com mão-de-obra móveis, como em obras de construção.
A Nextel é única dentre os provedores desse serviço, porque possui uma rede celular especial totalmente separada que possui suas próprias freqüências e equipamentos, além da rede celular normal compartilhada com outros provedores.
Essa rede é baseada na Rede Digital Integrada Avançada (iDEN) da Motorola e torna o Direct Connect possível. Ela utiliza a parte de 800 MHz do espectro de rádio atribuído ao serviço de rádio móvel especializado (SMR). A Nextel adquiriu um amplo segmento dessas freqüências em um número singificativo dos mercados de serviço celular nacional e internacional.
O iDEN utiliza a tecnologia TDMA para dividir uma freqüência de 25 KHz em seis espaços de tempo separados. Usando uma combinação de sinais semi-duplex e duplex, a iDEN consegue oferecer:
- comunicações normais por voz via telefone celular;
- mensagens – pager, e-mail;
- rádio digital de duas vias (um-para-um e grupo) – esse é o recurso chamada via rádio;
- serviços de dados – Web sem fio e redes particulares.
O serviço de rádio digital de duas vias utiliza um sinal semi-duplex.
Um telefone celular normal utiliza duas freqüências separadas, uma para enviar e uma para receber, para cada chamada enquanto uma chamada Direct Connect utiliza somente uma freqüência.
O Direct Connect conta com a tecnologia comprovada Push To Talk (PTT), comumente utilizada em sistemas de rádio móvel.
A PPT requer que a pressoa que fala pressione um botão enquanto fala, e solte quando pára de falar.
O ouvinte, então, pressiona seu botão para responder. Dessa forma, o sistema sabe para qual direção o sinal deve ir.
Para ativar o Direct Connect, a Nextel configura seu telefone para utilizar um serviço de chamadas móvel para chegar à pessoa ou às pessoas especificadas. Essa pessoa (ou grupo) deve utilizar o serviço Nextel também. Quando você faz uma chamada Direct Connect para alguém, eis o que acontece:
- você aperta o botão Direct Connect, que está configurado com o(s) número(s) da pessoa (ou grupo) que está chamando;
- seu telefone estabelece uma sessão com a rede Nextel baseada em iDEN;
- a rede determina que isso é uma chamada móvel (Direct Connect) em vez de uma chamada de interconexão (uma chamada normal por telefone celular);
- em seguida, a rede determina se a chamada é de um-para-um ou para um grupo. Se for uma chamada de grupo, a rede duplica os pacotes de voz digital para cada telefone do grupo;
- a rede roteia os pacotes para o telefone (ou telefones) da pessoa (ou do grupo) que está chamando;
- seus telefones os alerta quando receberem uma chamada Direct Connect;
- eles atendem à chamada pressionando o botão Talk (falar). Quem pressionar o botão, independentemente de ser uma chamada de um-para-um ou de grupo, é quem fala;
- a chamada é completada e todos se desconectam.
Como você pode ver, o recurso Direct Connect ainda conta com tecnologia celular para conectar-se ao(s) receptor(es). Um rádio de estilo “walkie talkie” normal de duas vias somente irá funcionar se os rádios estiverem dentro de uma determinada distância um do outro.
Sistemas que utilizam o recurso Direct Connect podem se comunicar em qualquer lugar dentro da área de serviço especificada pela Nextel, tipicamente uma área urbana ampla ou até em um estado inteiro.
Fonte: Tetera Consultoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário