
João Marcelo Bôscoli e Tom Zé anunciam lançamento de projeto que disponiliza álbuns para download gratuito
Foto: Regiane Teixeira“Eu sabia que o mp3 ia trazer vocês!”, anuncia o músico Tom Zé para os jornalistas ao chegar à entrevista coletiva do anúncio do lançamento de seu novo CD que estará disponível na internet para download gratuito. A frase de Tom Zé é a introdução para a conversa sobre a distribuição de música gratuita pela internet que será agora feita com álbuns inteiros de artistas renomados pela gravadora Trama. A empresa lança nesta sexta-feira, 20, o “Álbum Virtual”, um ambiente em seu site onde será possível baixar discos de maneira legal e gratuita.
Na estréia do projeto, Tom Zé lança a versão ao vivo do disco “Dança-Êh-Sá – A Dança dos Herdeiros do Sacrifício”, que foi gravado para um programa de TV em 2007. Neste trabalho, o baiano apresenta músicas sem letra, compostas apenas com ruídos e onomatopéias. A idéia do álbum surgiu a partir de uma pesquisa realizada com jovens em que o resultado mostrou que eles não se importam com as letras das músicas que ouvem. Antes de ir para as lojas no formato convencional, o álbum estará disponível para download gratuito durante três meses no site www.albumvirtual.trama.com.br.
Segundo o presidente da Trama, João Marcelo Bôscoli, nesse sistema o artista recebe um pagamento de um patrocinador para ter seu álbum disponibilizado na rede. “Hoje não existe crise na música, existe uma crise na área das mídias pré-gravada”, afirma. “A TV aberta foi uma inspiração para esse modelo de negócio, os patrocinadores pagam sem ter interferência nenhuma na obra.”
No novo site, o álbum fica disponível na web gratuitamente por um tempo limitado e são disponibilizados ainda o encarte do CD, as letras das músicas, imagens, vídeos e versões exclusivas. Além disso, os arquivos não têm proteção DRM, ou seja, ao baixar o conteúdo o usuário pode deixar a música no computador, gravar em CD ou em um pendrive, por exemplo. Entre os próximos artistas cotados para fazer parte da iniciativa estão nomes como Ed Motta e o grupo CSS (Cansei de Ser Sexy), ainda sem data definida para terem os seus álbuns no ar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário