
Como resultado dos debates, diálogos e novas propostas da 10ª edição do Encontro das Agências de Propaganda do Interior, realizado de 30 de julho a 1º de agosto, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana, foi redigida a “Carta do Recôncavo”. Este documento contém as resoluções aprovadas pelos participantes do evento. Segue a carta:
Carta do Recôncavo
Em consonância com os ideais de mercado publicitário, Agências, Veículos, Fornecedores, Profissionais do Mercado e Estudantes do interior da Bahia, reunidos em Feira de Santana, participaram de palestras, debates, confraternizações, tomando, depois de aprovadas em plenário, as seguintes resoluções:
1. NO TEMA “RÁDIO”:
a. Estimular a criação da Associação Baiana de Radiodifusão – ABR, como um braço da ABERT.
b. Estimular as empresas de Rádio a promoverem a formação continuada.
c. Definir a vocação da rádio (posicionamento) e orientar seus comunicadores independentes de acordo com essa ótica.
d. Adotar a padronização de Tabelas de Rádio, com o aval do Sinapro-Bahia e fornecer Planilha de Exibição.
e. Promover a interação do Rádio com o Grupo de Mídia da Bahia - GMBA.
f. Investir em novas plataformas - como internet, celular, iphone, para diversificar o público desse meio e ganhar o público jovem.
g. Investir em programação interativa, do rádio, fora do estúdio (fora do Padrão GRP).
h. Retomar a parceira histórica do meio Rádio com as Agências de Propaganda.
i. Aprofundar o debate das Agências de Propaganda com seus Departamentos de Criação para que criem materiais específicos, adequados à linguagem do meio Rádio.
j. Estruturar Projetos Especiais, dentro das Agências de Propaganda, para potencializar o meio Rádio.
k. Formalizar as relações comerciais entre o Rádio e o mercado, de acordo com as recomendações do Conselho Executivo das Normas Padrão – CENP.
l. Assegurar a remuneração do Desconto de Agência de peças por ela criadas, mesmo que a autorização seja feita direta pelo cliente.
m. Sugerir ao Grupo de Mídia da Bahia a criação de entidades semelhantes a ele nas diversas regiões do interior do Estado.
n. Lançar campanhas institucionais de promoção/valorização do meio Rádio.
2. NO TEMA “REGIONALIZAÇÃO DAS VERBAS PUBLICITÁRIAS”:
a. Lutar pela Regionalização das Verbas Publicitárias, endossando a Recomendação que a delegação baiana fez no IV Congresso Brasileiro de Publicidade, realizado entre os dias 14 e 16 de julho de 2008, em São Paulo:
i. “Os Editais de Concorrência Pública nas modalidades “Melhor Técnica e Preço” tem no item “Capacidade Técnica”, estrutura de atendimento com pontuações específicas. Nossa proposta é de acrescentar uma pontuação substancial a este item, na medida em que a agência concorrente apresente atendimentos regionais através de agências de propaganda nas diversas regiões do país.”
b. Estimular os anunciantes privados a regionalizarem a sua comunicação,
Feira de Santana, 1º de Agosto de 2009.
Fonte: http://www.sinaprobahia.com.br/detalhe_noticia.cfm?noticia_id=2595
Colaboração: Mariana Figueiredo
Nenhum comentário:
Postar um comentário